terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fábulas do 5ºE - Profª Paula Antunes

Os três leões
   O Rei da Selva desapareceu. Como tinha deixado os seus três filhos, os animais decidiram escolher um rei. 
   O macaco, como representante de toda a bicharada, fez uma reunião e disse:
   - Nós, os animais, queremos um rei para a nossa selva, mas temos dúvidas em qual dos três leões escolher. Por isso, decidimos fazer um jogo.
   - Vocês têm razão, mas que jogo é esse?- perguntou um dos leões.
   Os três teriam de subir a montanha mais alta da floresta e o primeiro a lá chegar seria o novo Rei.
   O primeiro leão subiu e não conseguiu.
   O segundo leão subiu, subiu e não conseguiu.
   O terceiro leão subiu, subiu e também não conseguiu, mas disse:
   - Eu não consegui, mas tentei e quando crescer mais, eu sei que vou conseguir!
   Então, todos os animais concordaram que o terceiro leão seria o Rei da Selva, pois deu a entender que não devemos desistir, quando temos algo para alcançar.
                                                                                                                                    Fabiana Silva, nº 3

O pato e o cisne
   Há muito, muito tempo, numa linda primavera, um pato muito intrometido estava a  nadar  e a comer um belo peixe no lago, quando se apercebeu que ali perto vivia um cisne, muito simpático, que, nessa altura, andava a tentar apanhar alimento para as suas crias.
   Um dia, o pato andava muito doente e cheio de fome. Por isso, sorrateiramente, entrou em casa do cisne para, finalmente, ter os peixes que tanto desejava. Quando o pato agarrou nos peixes, saiu, imediatamente, de casa do cisne porque não queria que fosse apanhado.
   Passado algum tempo, o cisne entrou em casa e viu que tinha sido roubado. Então foi perguntar aos seus vizinhos se tinham visto alguém a entrar em casa dele e contou-lhes o que tinha sucedido. Depois de tantas visitas, chegou à casa do pato. Contou-lhe também o que se tinha passado e questionou-o, como tinha feito a todos os outros animais, mas o pato afirmou que não tinha visto ninguém a entrar na casa do seu vizinho. O cisne, ao espreitar para dentro de casa do pato, viu espinhas espalhadas pelo chão e perguntou-lhe:
   - Então, se estás sem forças para procurares alimento, como é que tens espinhas espalhadas pelo chão?
   - Peço desculpa, mas eu estava tão fraco, nem vontade tinha para pescar… por isso eu fui a tua casa buscar uns peixinhos… - disse, muito envergonhado, o pato.
   - Eu até compreendo a tua situação, mas ao menos que me pedisses, que eu era capaz de te ajudar. E para além disso ainda me mentiste! Achas isto bem?
   O pato encolheu-se, pediu desculpa ao cisne e devagarinho fechou a porta, depois de ter aprendido uma grande lição.
   Nunca se deve tirar aos outros o que lhes pertence, mesmo que seja por uma boa causa.
 
Miguel Sousa, nº 13

Sem comentários:

Enviar um comentário