terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fábulas do 5ºE - Profª Paula Antunes

Vamos às nozes
    Há muito, muito tempo, uma raposa passeava pelo bosque quando viu um coelho orelhudo. Admirada pelo seu aspeto, perguntou-lhe com desdém:
   - Oh, coelho, és tão pequenino e com umas orelhas tão grandes, como é que tu consegues correr assim?
   O coelho, irritadíssimo com as palavras da raposa, respondeu:
   - Não gozes comigo!! Eu não tenho a culpa de ser assim!
   A raposa disse, rindo:
   - Vamos fazer uma aposta? Quem apanhar mais nozes ganha.
   O coelho pensou muito bem e afirmou:
   - Aceito a aposta. Amanhã fazemos a apanha. Concordas?
   - Por mim tudo bem. Tenho a certeza que vou ganhar! – disse a convencida da raposa.
   No dia seguinte, a raposa e o coelho encontraram-se no local combinado para iniciar a apanha das nozes.
   - Daqui a uma hora, encontramo-nos na grande clareira. – afirmou a raposa.  
   Terminada a apanha, a raposa e o coelho sentaram-se à sombra do grande carvalho e contaram as nozes. A raposa teve que dar o seu braço a torcer, pois na verdade quem ganhou a aposta foi o coelho, por ter conseguido arrecadar mais nozes que a sua companheira. Mas o coelho não querendo que a raposa ficasse desanimada, pediu-lhe  que partilhasse consigo um lanche, e assim estiveram até ao fim dessa tarde, comendo nozes como grandes amigos.
   Não devemos avaliar ninguém, apenas pela sua aparência. O coelho, apesar de ser mais pequeno, mostrou coragem, humildade, bondade e ser fisicamente melhor.
Pedro Teixeira, nº 15




Sem comentários:

Enviar um comentário